domingo, 12 de setembro de 2010

PRODUTIVIDADE ESTATAL x PRIVADA

Quando o governo anunciou a criação de uma estatal para cuidar do Pré-sal e, em seguida, resolveu capitalizar a Petrobrás no peito e na raça, resolvi fazer um passeio pela contas nacionais e tirei conclusões que serviram para confirmar minhas suspeitas: a produtividade dos investimentos públicos no Brasil é muito menor do que os do setor privado, EXATAMENTE UM TERÇO. Se somarmos o ativo imobilizado das empresas estatais e do próprio governo, isto representa 48% do patrimônio nacional, aí incluindo todas as Brás da vida (Petrobrás, Eletrobrás, etc). Esses 48% de capital estatal produzem 24% do PIB brasileiro. Enquanto isso, os 52% do ativo imobilizado nacional privado, produzem 76% do PIB brasileiro. Em outras palavras, cada dólar entregue ao governo gera 0,50 cents; enquanto isso, cada dólar nas mãos da iniciativa privada gera 1,50 dólar.  Alguém tem dúvida de que a saída para a pobreza é carrear recursos para as empresas privadas nacionais e diminuir o gigantismo estatal ?
Gilberto Ramos - Economista

2 comentários:

  1. Essa ideéia de estatização, de um Estado forte(mais para gordo) é pura balela. No Brasil o que percebemos eé que o Estado tenta aprisionar as forças produtivas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Psico,
    você acertou na mosca: de fato estamos vivendo um lento processo de aprisionamento do cidadão pelo estado. A burocracia e a tributação crescente são asfixiantes. Reconheço que a existencia do estado é indispensável, mas ele não pode ser grande, apenas tem que ser forte e ágil o suficiente para fazer cumprir as leis. Gilberto.

    ResponderExcluir

Olá caro visitante! Seja bem vindo! Este espaço é seu, é democrático! Aproveite e obrigado pela visita! Gilberto Ramos